No âmbito do Concurso Ilídio Pinho os alunos da turma do 2ºA vão desenvolver o Projecto “O Douro e a sua ictiofauna”. Este projecto envolve algumas actividades, sendo uma delas um passeio pedagógico no Cruzeiro Ambiental do rio Douro no dia 24 de Fevereiro de 2011.

"O Douro é um desses rios que, desde tempos imemoriais, comunga do feliz destino de unir pessoas, povos e culturas. É, também um espaço privilegiado para entender o secular equilíbrio conseguido entre o homem e a natureza, ao longo de um percurso povoado de sonhos e de abismos, de dúvidas e de certezas, mas sempre com notáveis rasgos de ousadia humana e de perseverança milenares."(Rey,2004:11) Nas últimas décadas temos assistido a uma crescente e progressiva diminuição da biodiversidade, perspectivando-se ao longo das próximas décadas, o desaparecimento de uma percentagem significativa de espécies, devido a factores como a destruição de habitats, introdução de espécie exóticas, poluição, excesso de exploração de recursos naturais, efeitos climáticos e no caso específico do rio Douro a construção das 5 barragens no troço nacional (Pocinho, Valeira, Régua, Carrapatelo e Crestuma-Lever) e outras 5 no troço internacional (Saucelle, Aldeiadávila, Bemposta, Picote e Miranda). No entanto, tem-se assistido igualmente a uma crescente consciencialização da opinião pública face a este problema e à adopção de uma série de medidas que visam contrariar o decréscimo da biodiversidade. A EB1 de Miranda do Douro, pretende contribuir para esta tomada de consciência. Daí este projecto fazer todo o sentido para nós. Com ele pretendemos que os alunos atinjam os seguintes objectivos:

 Conhecer habitats locais;

 Observar diferentes espécies de peixes;  

Promover a mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano ao nível pessoal, familiar e comunitário;

Estimular a participação cívica na comunidade escolar na tomada de decisões;

Valorizar práticas piscícolas tradicionais;

Incentivar a melhoria do desempenho ambiental escolar;

Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação;

Proporcionar trabalho de grupo e espaços de discussão;

Utilizar vários meios para pesquisar informação;

Produzir registos digitais.

Neste sentido, o projecto englobará uma série de iniciativas, com envolvimento directo dos alunos, como: sessões de esclarecimento junto do Parque Nacional do Douro Internacional (PNDI) acerca de espécies de peixes; pesquisas na net; entrevistas a um pescador local, que em tempos exerceu esta actividade como meio de sobrevivência; uma visita guiada às arribas do Douro no percurso compreendido entre a Estação Biológica Internacional de Miranda do Douro e Vale d’ Águia, no Cruzeiro Ambiental navio-aula; visita a um viveiro de trutas a fim de se observar as várias fases de desenvolvimento dos peixes; realização de actividades laboratoriais várias, onde se observe e identifique a morfologia externa e interna dos peixes; construção de um peixe em pasta de papel; aquisição de um aquário para a escola. Pretendemos no final deste projecto realizar um powerpoint que será postado no blog da escola e no jornal escolar, O Cartolinha, assim como uma exposição com os trabalhos realizados. Estas actividades serão desenvolvidas nas áreas curriculares disciplinares de língua portuguesa, estudo do meio, expressões artísticas e nas áreas curriculares não

disciplinares de área de projecto e formação cívica. Para a concretização destas actividades contamos com a colaboração do Parque Nacional do Douro Internacional, Câmara Municipal de Miranda do Douro, Encarregados de Educação e Douronet.

 

 

 

 

 

publicado por mirandaeb1 às 20:39